Postado em

na

Variaveis Java

Uma variável Java é um espaço reservado para armazenar um valor de um determinado tipo: uma string, um número ou outro tipo de dado. Este tutorial discute o que são variaveis Java e os tipos de variáveis. Além disso, serão examinados exemplos de como declarar uma variável em Java. Também serão apresentadas algumas práticas recomendadas para nomear variáveis em Java.

Na linguagem de programação Java, são utilizados tanto “campos” quanto “variáveis” como parte de sua terminologia. Os campos referem-se a variáveis declaradas fora dos métodos, enquanto as variáveis referem-se a declarações dentro dos métodos, incluindo argumentos de método.

1. O que é uma Variável?

Conforme o termo sugere, uma variável é um espaço reservado cujo valor pode variar durante a execução do programa. Em Java, uma variável é uma referência nomeada para uma área de memória onde o valor da variável é armazenado.

1.1. Como Declarar uma Variável?

Antes de usar uma variável, é necessário declará-la. Cada variável possui um nome (também conhecido como identificador) para distingui-la das demais. A sintaxe a seguir explica como declarar uma variável em Java. A parte esquerda dessa declaração descreve a variável, e a parte direita descreve algo que é atribuído a ela.

[data_type] [variable_name] = [variable_value];

data_type – refere-se ao tipo de informação armazenada na área de memória. Portanto, determina as operações possíveis na variável e quais valores podem ser armazenados nela.
variable_name – refere-se ao nome da variável e distingue-a de outras variáveis. Logo, o nome de uma variável não pode começar com um dígito; geralmente começa com uma letra. Sempre tente escolher nomes significativos e legíveis para variáveis, para tornar seu código mais fácil de entender.
variable_value – refere-se ao valor a ser armazenado na área de memória.

Por exemplo, as declarações abaixo são válidas em Java:

int i = 10; // Variável do tipo int
String str = "comoprogramarjava.com.br"; // Variável do tipo String
Object obj = new Object(); // Variável do tipo Object
int[] scores = {1,2,3,4,5,6,7,8,9}; // Variável do tipo array de int

O Java permite várias sintaxes flexíveis para declarar variáveis. Por exemplo, podemos declarar várias variáveis do mesmo tipo em uma única instrução:

int i = 1, j = 2;

Além disso, podemos separar a declaração e a inicialização em instruções separadas:

int i;
i = 1;

1.2. Exemplo

Uma vez que uma variável foi declarada, seu valor pode ser acessado e modificado usando o nome. Por exemplo, declaramos duas variáveis do tipo int e atribuímos o resultado de sua soma a uma terceira variável sum.

int i = 10;
int j = 10;

int soma = i + j;

System.out.println(soma); // Imprime 20

Há uma restrição para variáveis: você só pode atribuir um valor do mesmo tipo que o tipo da variável inicial. No exemplo, ‘soma’ não pode ser uma String, Boolean ou qualquer outro tipo. Portanto, ‘soma’ tem que ser do tipo int ou outro tipo numérico.

2. Inferência de Tipo

Desde o Java 10, é possível usar var em vez de um tipo específico para forçar a inferência automática de tipo com base no valor atribuído:

var [variable_name] = [variable_value];

Aqui estão dois exemplos:

var language = "Java"; // String
var num = 1; // int

Embora permita que o código seja mais conciso, pode prejudicar a legibilidade do código.

3. Alargamento e Redução de Tipo

3.1. Alargamento

Quando um valor de tipo primitivo menor é automaticamente acomodado em um tipo de dado primitivo maior/mais amplo, isso é chamado de alargamento da variável. No exemplo dado, uma variável do tipo int é atribuída a uma variável do tipo long sem perda de dados ou erro.

int i = 10;
long j = i;
System.out.println(i);
System.out.println(j);

Saída do programa:

10
10

3.2. Redução

Quando um valor de tipo primitivo maior é atribuído a um tipo de dado primitivo menor, isso é chamado de redução da variável. No entanto, pode causar perda de dados devido à menor quantidade de bits disponíveis para armazenar os dados. Requer conversão de tipo explícita para o tipo de dado necessário.

No exemplo dado, uma variável do tipo int é atribuída a uma variável do tipo byte com perda de dados.

int i = 198;
byte j = (byte) i;
System.out.println(i);
System.out.println(j);

Saída do programa:

198
-58

4. Tipos de Variaveis Java

Em Java, existem quatro tipos de variáveis. Essas variáveis podem ser de tipos primitivos, tipos de classe ou tipos de array. Todas as variáveis são divididas com base no escopo onde podem ser acessadas.

4.1. Variaveis Java de Instância

Variáveis declaradas (na classe) sem a palavra-chave static. Campos não estáticos também são conhecidos como variáveis de instância porque seus valores são únicos para cada instância de uma classe. Elas também são chamadas de variáveis de estado.

public class VariableExample {
int counter = 20; // Variável de instância
}

4.2. Variaveis Java Estáticas

Também conhecidas como variáveis de classe. Qualquer campo que os programadores declarem com o modificador static. Isso significa que existe exatamente uma cópia dessa variável, independentemente de quantas vezes eles instanciem a classe.

public class VariableExample {
static float PI = 3.14f; // Variável de classe
}

Além disso, podem tratar uma variável declarada como “public static” como uma variável global em Java.

4.3. Variaveis Java Locais

Estas são usadas dentro dos métodos como variáveis temporárias que existem durante a execução do método. A sintaxe para declarar uma variável local é semelhante à declaração de um campo. Variáveis locais são visíveis apenas para os métodos nos quais são declaradas; elas não são acessíveis do restante da classe.

public class VariableExample {
public static void main(String[] args) {
int age = 30; // Variável local (dentro do corpo do método)
}
}

4.4. Argumentos de Método

Os programadores passam um argumento para um método quando chamam o método. Também acessam os argumentos apenas dentro do método que os declara, embora atribuam um valor a eles quando o método é chamado.

public class VariableExample 
{
   public static void main(String[] args) {
      print(40);
   }

   public static void print(int param) { // Argumento de método
      System.out.println(param);
   }
}

5. Diferença entre Variaveis Java de Instância e de Classe

  • Variáveis de instância (campos não estáticos) são únicas para cada instância de uma classe.
  • Variáveis de classe (campos estáticos) são campos declarados com o modificador static; existe exatamente uma cópia de uma variável de classe, independentemente de quantas vezes a classe tenha sido instanciada.
  • Para acessar a variável de instância, você deve criar uma nova instância da classe. Variáveis de classe são acessíveis através de referência à classe, e não requerem a criação de uma instância de objeto. Por exemplo, considere uma classe Data com uma variável de instância e uma variável de classe:
public class Data {
int counter = 20;
static float PI = 3.14f;
}

Podemos acessar ambas as variáveis da seguinte maneira:

public class Main {
public static void main(String[] args) {
Data dataInstance = new Data();    
// Necessário criar nova instância
    System.out.println(dataInstance.counter); // 20

    // Pode acessar usando referência da classe
    System.out.println(Data.PI); // 3.14
}
}

6. Convenções de Nomeação de Variáveis Java

Existem algumas regras e convenções relacionadas a como definir nomes de variáveis.

  • Nomes de variáveis em Java são sensíveis a maiúsculas e minúsculas. O nome da variável employee não é o mesmo que Employee ou EMPLOYEE.,
  • Nomes de variáveis em Java devem começar com uma letra, ou o caractere $ ou . Após o primeiro caractere em um nome de variável Java, o nome pode conter números, $ ou .
  • Nomes de variáveis não podem ser palavras reservadas em Java. Por exemplo, as palavras break ou continue são reservadas em Java. Portanto, você não pode nomear suas variáveis com elas.
  • Nomes de variáveis devem ser escritos em minúsculas. Por exemplo, variable ou apple.
  • Se os nomes das variáveis consistirem em várias palavras, siga a notação camelCase. Por exemplo, deptName ou firstName.
  • Campos finais estáticos (constantes) devem ser nomeados em todas as maiúsculas, normalmente usando um sublinhado _ para separar as palavras no nome. Por exemplo, LOGGER ou INTEREST_RATE.

7. Resumo

As pessoas usam variáveis em Java para armazenar valores de diferentes tipos de dados. Elas precisam declarar as variáveis com um tipo e um nome. As pessoas podem modificar as variáveis após a declaração, mas o novo valor deve ser do mesmo tipo que o antigo. No Java 10, os desenvolvedores introduziram a palavra-chave var para inferência automática de tipo.

Posts recentes